Devocional

Qual o impacto do TÚMULO VAZIO em sua vida?


 

No feriado do carnaval de 2004 eu assisti a um filme que se tornou um marco em minha caminhada com Jesus. O filme se chama “O Corpo”, estrelado por Antonio Banderas. Veja a breve sinopse abaixo:

Em uma escavação no meio de Jerusalém, uma arqueóloga (Olivia Williams), faz uma importante descoberta: encontra um esqueleto que foi cruxificado e enterrado com um sinal proclamando-o “Rei dos Judeus”. A ameaça de que as suspeitas estejam corretas desestabiliza a Igreja Católica, que pode ter sua credibilidade de séculos arruinada, já que como Cristo ressuscitou não pode haver um corpo seu na Terra. O esqueleto apresenta uma cicatriz na parte frontal da face, como se tivesse sido feita por uma coroa de espinhos. Suas palmas estão perfuradas, como se tivessem sido feitas por uma lança. A Igreja Católica imediatamente envia para Jerusalém o padre Matt Gutiérrez (Banderas), um ex-guerrilheiro do serviço de inteligência que deverá unir-se à arqueóloga para encontrar a verdade. Um estudioso é chamado para examinar os restos e conclui que o indivíduo morreu aos 30 anos, e que trabalhava com suas mãos, possivelmente como carpinteiro. Matt fica assombrado com a evidência, e não encontra forma de contradizer o fato.

Não quero contar os detalhes do filme porque sugiro que, se você ainda não assistiu, que faça isso. Apenas na última cena do filme a verdade se o corpo era ou NÃO de Jesus é revelada. Mas, até essa cena final, não tinha como descartar o fato de que o esqueleto do ícone de uma das maiores religiões do planeta havia sido descoberto. Ele então não ressuscitara. O túmulo NÃO estava vazio. Jesus estava MORTO!

O mais impactante foi o que essa FORTE POSSIBILIDADE fez com os personagens do filme. Eles conseguiram transmitir o horror e o vazio desesperador que seria constatar que Jesus estava, na verdade, morto. Conseguiram transmitir a grande dor que seria se nos deparássemos com um Cristo que não mais existe, que não está assentado a destra do Pai como acreditávamos, que não está em nós, nos transformando em sua própria imagem. Eles conseguiram transmitir ao coração dos seus fiéis o quão desesperador seria se Jesus não tivesse vencido a morte, mas era apenas mais um dos milhões de esqueletos sem vida!

Ficção à parte, caro leitor, quero analisar uma coisa contigo. Olha pra mim.. Não encontraram nenhum esqueleto até o dia de hoje com as características de Jesus. E não encontraram porque ELE RESSUSCITOU! Jesus está vivo! Jesus é o Messias, Filho Poderoso do Criador de Todas as coisas. CRISTO VIVE.

Quando o filme terminou, uma pergunta invadiu a minha mente e me fez chorar. E foi a seguinte: Qual o impacto de Jesus RESSURRETO em sua vida?

No filme, a descoberta de um Cristo MORTO abalou profundamente os personagens. Ocorreram até suicídios. Só você vendo o filme para compreender a força que essa descoberta causou. Mas eu pensei… O que realmente representa em minha vida o CRISTO VIVO? O filme mostrou o que uma provável descoberta de seu esqueleto poderia causar no mundo cristão. Mas o que a sua RESSURREIÇÃO representa para este mesmo mundo? O que Jesus VIVO significa pra você, caro leitor? Saber que Ele está VIVO muda o que nos minutos do seu dia?

Já se fez essas perguntas?… Este homem, há mais de dois mil anos, afirmou ser o Messias prometido e Filho do Deus Altíssimo! Ele morreu e ressuscitou. Esse homem existiu, mesmo, e mudou a história! Milhões preferiram a MORTE para não negá-lo. ELE EXISTIU.. E ESTÁ VIVO!!… O que isso muda em sua vida? Medita nisso com profundidade.

Olha pra sua vida agora.. Imagina o seu dia a dia. Medita no que tem feito semana após semana.. imagine sua rotina diária.. Pensa sobre quais tem sido normalmente suas escolhas, suas ações e reações diante das situações. Imagina seus relacionamentos, sua relação com seu cônjuge, com seus filhos, com seu chefe, com seus colegas de trabalho…. Responda então, com sinceridade: Qual o impacto em sua vida, como um todo, o fato de JESUS ESTÁ VIVO!

Se Jesus não está MORTO, mas está assentado à direita do Pai, poderosamente VIVO, como você pode continuar vivendo como se Ele ainda estivesse morto na cruz? Não constrange seu coração o fato Dele ter vencido a morte e ter planos poderosos também sobre o seu corpo após a sua morte, amigo leitor? Não constrange seu coração você ter sido sonhado desde a eternidade para agora viver como se não fizesse diferença O Rei da Glória está VIVO ou MORTO?

Escute isso.. O REI DA GLÓRIA ESTÁ VIVO, independentemente do que você faça mediante esse FATO! E o Seu Espírito desceu sobre a igreja reunida em Jerusalém e transformou homens simples e iletrados em agentes poderosos da manifestação do poder de Deus em todos os lugares que eles colocavam os pés e selou seu coração para o dia da redenção, amigo leitor. Você está apagando a ação do Espírito de Cristo em seu interior com suas escolhas? Ou, a cada dia que passa, seu foco é encher-se Dele para viver não mais você, mas Cristo?

“Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;” (Efésios 2:4-6)

Aquela igreja em Jerusalém virou o mundo de cabeça para baixo, tamanho era o PODER que emanava deles. Cristo era tudo que eles queriam, tudo que importava. Cristo foi o motivo deles preferirem a morte. E você? Se for requerido, nesse minuto, que você NEGUE a Jesus ou morrerá, você escolheria morrer para não negá-lo?… É melhor não responder precipitadamente, acredite! O túmulo vazio mudou a vida destes que preferiram a morte do que negá-lo. Eles foram IMPACTADOS profundamente por esse fato. Então responda pra você.. O túmulo vazio também tem tido este mesmo impacto em sua vida?

“Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.” (Colossenses 3:1-3)

Havia um pastor no Rio de Janeiro chamado Davi Gomes. Até o dia de sua morte, esse homem viveu focando uma coisa de todo seu coração: encontrar-se com Ele em sua volta. O pastor Davi Gomes ansiava o retorno de Jesus. Ele pensava muito nisso, pregava muito isso, amava falar sobre isso, pois seu coração estava repleto dessa expectativa.

“Vocês precisam estar preparados, porque o Filho do homem virá numa hora em que vocês menos esperam.” (Mateus 24:44)

Olha pra mim.. e responda apenas em seu coração.. Você anseia que Jesus retorne? Anseia encontrar-se com Ele, caro leitor? Você pensou nisso alguma vez em 2017? O quanto você deseja esse encontro? Ou você está entre aqueles que zombam de sua demora, preferindo continuar vivendo como se você não tivesse que dar conta muito em breve sobre todos os seus atos?

“Cristo aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação.” (Hebreus 9.28)

“… a vinda do Senhor está próxima.” (Tiago 5.8)

“Certamente, venho sem demora.” (Apocalipse 22.20)

Será que você está entre os que grandemente se alegram pela salvação que está prestes a se revelar, conforme o texto de Pedro abaixo?

“Mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo, em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações, para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo; Ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso; Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas.”
(1 Pedro 1:5-9)…. A expectativa de seu retorno traz gozo inefável e glorioso ao seu coração?

Tenho uma palavra para você, “ser humaninho” cansado e abatido. Que o Pai, diante da maravilhosa verdade exposta nesse artigo, injete ânimo, conforto e renovo em seu interior.

Olha pra mim.. e preste atenção!.. Escute isso… Existe um verbo, transitivo direto e pronominal que quase ninguém usa.. (eu aprendi a amar).. Vou escrevê-lo a seguir bem devagar para você “saboreá-lo” sem pressa: E S P E R A N Ç A R… Não é lindo? É o mais lindo dos verbos para mim. Esperançar!

Não confunda o verbo ESPERANÇAR com o verbo ESPERAR. Essa poderosa palavra, ignorada pela maioria das pessoas, não é o mesmo que ESPERAR.

Um dos significados de ESPERAR é “Ficar em algum lugar até que chegue alguém ou alguma coisa que se tem como certa ou provável; aguardar.”

No dicionário Informal, ESPERANÇAR, diferentemente de ESPERAR, significa “almejar, sonhar, buscar, agir. É o contrário de esperar.” E este dicionário continua: “Quando estamos sem forças, precisamos ter esperança, que é diferente de ficar esperando; ESPERANÇAR é sonhar, é definir o que se quer, e o como irá alcançar. Então, o esperançar passa a ser uma força que nos torna resilientes.”

O dicionário Houais da Língua Portuguesa, mais famoso que o anterior, lemos também que ESPERANÇAR significa “sentimento de quem vê como possível a realização daquilo que deseja; confiança em coisa boa; fé … e, em sentido figurado, aquilo ou aquele de que se deposita a expectativa; promessa”.

Não é a toa que a palavra ESPERANÇA aparece tanto nos textos bíblicos, e a confundimos com o simples “esperar” de que as promessas divinas se realizarão, bastando ficar parados somente esperando que as coisas aconteçam! Ter ESPERANÇA de que as coisas vão melhorar, não é o mesmo que ESPERAR que as coisas melhorem. Não esqueça!

E terás confiança, porque haverá esperança; olharás em volta e repousarás seguro.” (Jó 11:18)

“Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu.” (Hebreus 10:23)

“Porque certamente acabará bem; não será malograda a tua esperança.” (Provérbios 23:18)

“Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, e cuja esperança está posta no Senhor seu Deus.” (Salmos 146:5)

Dito isso, vamos voltar ao que eu realmente quero lhe dizer..

Então, lemos acima que ESPERANÇAR é uma força que nos torna resilientes? Tá bom, tá bom, tá bom!… Mas… o que é ser resiliente? Vamos lá.. vamos aprender mais uma palavra riquíssima de significado com poder de falar ao nosso coração e mudar a nossa vida inteira.

Resiliência é um “conceito emprestado” da física que significa a capacidade do indivíduo em lidar com situações adversas, superar pressões, obstáculos e problemas, e reagir positivamente a eles sem entrar em conflito psicológico ou emocional.

Todos nós, de tempos em tempos, somos testados na nossa habilidade de adaptação, isto é, na nossa capacidade de resiliência. É a habilidade de manter o seu propósito enquanto você se adapta a novos métodos e procedimentos.

Agora deixa eu clarear a coisa pra você entender o que estou querendo dizer… Imagina você como um frágil barco à vela em alto mar. O mar representa a vida e suas adversidades. O vento que sopra sobre o barco é JESUS. Você não pode controlar o vento que sopra sobre o barco, mas você pode e deve ajustar as velas para o vento te levar ao seu destino. E é justamente o que faz a pessoa resiliente: ela ajusta as velas para permitir que Cristo a leve em segurança ao seu objetivo, adaptando-se e agindo com flexibilidade diante de qualquer dificuldade.. Qualquer uma..

Agora olha pra mim… A pessoa resiliente em Cristo é igual a bambu.. O vento pode envergá-la até o chão, mas ela não quebra. Nada a quebra.. Nada tem esse poder, por mais difícil que seja suportar. E por que não? Porque a sua ESPERANÇA está no Cristo Ressurreto! A pessoa resiliente em Cristo mantém o seu propósito, mesmo que precise se adaptar o tempo todo a novos métodos e procedimentos dependendo da crise que surgir. Porque sua ESPERANÇA está no Cristo Ressurreto!

A pessoa resiliente em Cristo enfrenta e suplanta crises, problemas, obstáculos e adversidades com SERENIDADE, porque sabe quem é e para onde está indo. Sabe a quem pertence, sabe que tudo não passa de um SIMPLES PARÊNTESE DA ETERNIDADE!… Porque seu foco e ESPERANÇA estão o tempo todo firmados no Cristo Ressurreto.

Escute isso e não esqueça mais.. A vida é uma preparação para a eternidade. Depois de transformados, nós vamos durar para sempre ao lado do Pai e do seu Cordeiro Santo.. Um dia meu coração vai parar, e será o fim do meu corpo – mas não o fim definitivo pois vou ressuscitar… Você pode viver 100 anos sobre a terra, mas se pertencer ao Pai, vai passar trilhões e trilhões e trilhões de anos na eternidade. Aqui, caro leitor, é o aquecimento, o ensaio geral. Sua vida é um treinamento apenas para o mundo que há de vir. Portanto, não foque demais esta sua atual realidade. ELA É PASSAGEIRA, em qualquer ponto de vista que seja analisada.. Nós fomos feitos por Deus e para Deus, e até você ESPERANÇAR isso, a vida não vai fazer sentido e será puro ENFADO!

A sua esperança precisa está no Cristo que foi crucificado em nosso lugar, mas que ressuscitou, subiu ao Céu e que VOLTARÁ! Ele não está morto. Sua ossada não está por aí, sem vida, sem poder, sem força nenhuma. O NOSSO REDENTOR VIVE! Qual o impacto que isso tem sobre a sua vida? Tem algum?

Se no seu dia a dia você não ESPERANÇAR no Cristo ressurreto e se concentrar em seu retorno, como você acha que superará essa sua dor? Como acha que vai superar essa situação tão INSUPORTÁVEL? Se você não enxergar O FIM de todas as suas mazelas que, aos olhos humanos parecem impossíveis de se resolver, como você acha que chegará ao seu DESTINO final sem quebrar ou ficar pelo meio do caminho?

Os discípulos de Jesus também experimentaram o mesmo horror transmitido pelo filme “O Corpo”. Jesus estava morto! Eles viram ele expirar. Viram ele ser retirado da cruz e se colocado em um túmulo. Olharam através de suas lágrimas e perplexidade em busca de respostas. Acabou! Era o fim de toda a ESPERANÇA. Seu melhor amigo tinha morrido. “Se Jesus era a esperança do mundo, por que ele morreu?”

Mas não demorou muito para o Cristo Ressurreto mudar tudo em suas vidas. Aqueles homens e mulheres, no poder do CRISTO RESSURRETO, caro leitor, viraram o mundo de cabeça para baixo e nada NUNCA MAIS FOI O MESMO.

Você não pode encarar o túmulo vazio e continuar com medo, ansioso, com síndrome do pânico, depressão. Olha pra mim.. NÃO HÁ O QUE TEMER, entende? Não há o que temer. Livre-se de TODO medo e encare a vida e suas mazelas com CORAGEM. O seu Redentor VIVE e você, morrendo ou vivendo, VIVERÁ!

“Quem nos separará do amor de Cristo? a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia todo; fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor” (Romanos 8:35-39)

O NOSSO REDENTOR VIVE E VOLTARÁ!.. Esse fato precisa fazer TODA diferença em sua vida. Esse fato precisa moldar sua ações e reações. Esse fato precisa ter o poder te lhe acalmar na hora do desespero. Esse fato precisa fazer você DESEJAR SER SANTO. Esse fato precisa ser a mola que te impulsiona a não DESISTIR. Esse fato precisa te motivar a ser parecido com Ele. Este fato precisa fazer você ter certeza que, se Ele quiser, MILAGRES serão o comum em seus dias….Esse fato precisa fazer você ESPERANÇAR em tudo e em todo tempo!..

“..Cristo em vós, esperança da glória;” (Colossenses 1:27)

Mas, se o CRISTO VIVO não muda nada, não te encoraja, não te motiva, não te impulsiona, não te move, não faz a mínima diferença.. então.. Ele está morto para você!

“E, se Cristo não ressuscitou, é vã a sua fé, e ainda permaneceis nos seus pecados. E também os que dormiram em Cristo estão perdidos.” (1 Coríntios 15:17,18)

Quem tem ouvidos para ouvir, OUÇA!

3 Comments

  1. Amanda Reis Delgado

    Minha amiga, que palavras motivadoras.Quanta clareza impulsionadora Deus lhe dá neste artigo.Ai de nós sem está esperança, razão única e total de que conhece este Cristo vivo.Deus continue te usando.Ate que Ele venha!!

  2. Samara

    Obrigada por fazer sempre nossos olhos abrirem, por nos acordar!
    Sua reflexão veio em boa hora ;*

  3. A Graça e Paz de Jesus Cristo, louvo a Deus nosso Pai, pelas suas palavras tão acertadas e abençoadas, Pedirei a nosso criador para lhe usar mais e mais… Fique na paz minha maninha em cristo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *