A mente é o campo de batalha

Quem controla a sua MENTE?

“Pois embora andando na carne, não militamos segundo a carne. As armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus, para destruição das fortalezas. Derrubamos raciocínios (sofismas) e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento à obediência de Cristo..” (2Coríntios 10.3-5)

 

A COMPLEXIDADE DO CÉREBRO

O cérebro humano é um mundo de possibilidades. Há mistérios insondáveis neste pequeno espaço vital de nosso corpo.

O volume “Como o Cérebro Funciona”, parte da “Série Mais Ciência”, da Publifolha, explica como o cérebro pode dar sentido ao mundo que nos cerca. Num trecho do livro, está escrito:

“Vamos examinar o seu cérebro. Apenas retire-o de sua cabeça e o coloque sobre a mesa. Provavelmente ele é um pouco mais pesado do que você imaginava. Seu 1,4 kg corresponderia a uma grande sacola de maçãs. Parece também surpreendentemente pequeno: mais ou menos do tamanho de suas duas mãos fechadas, pressionadas uma contra a outra. Lá está ele sobre a mesa, enrugado como uma noz, exibindo uma cor rosada. (Sim, rosada. Ele se torna cinza se ficar mergulhado em conservante.) O cérebro já está começando a desmanchar, enquanto um fluido transparente escorre de seu interior. Temos de concordar: não é uma visão agradável. Mesmo assim, a ‘coisa’ para a qual você está olhando agora é o objeto mais complexo que o homem conhece. Dentro dessa massa aparentemente grosseira e disforme há o maior projeto de design já visto.”

Você prestou atenção à parte grifada no texto? Isso mesmo. Mesmo em livros não-criacionistas é difícil para seus autores fugir da constatação de que a complexidade da vida aponta para um projeto inteligente. Se há design é porque há um designer.

O texto do livro prossegue sob o subtítulo “Um projeto complexo”: “Um cérebro humano tem aproximadamente 100 bilhões de neurônios, células nervosas cerebrais. Cada um desses neurônios pode fazer entre mil e várias centenas de milhares de sinapses. Uma sinapse é a junção entre dois neurônios. Logo, o seu cérebro é capaz de produzir cerca de 1.000 trilhões de conexões. … Os próprios neurônios compõem apenas uma fração do cérebro. Ele também contém células gliais, células comuns que realizam tarefas de apoio, transporte, crescimento e manutenção interna. Há cerca de 50 delas para cada neurônio. Portanto, quase metade do cérebro é constituída de substância branca, o chamado cabeamento principal com isolamento de mielina, usado para transportar sinais. … Se a substância branca de um único cérebro humano fosse desenrolada, formaria um cordão longo o suficiente para dar duas voltas ao redor do globo terrestre. Então, imagine só… Tudo isso, os neurônios e as suas conexões, as células de apoio, o cabeamento, fica emaranhado dentro de seu crânio. Quando está ligado e consciente, o circuito gelatinoso se agita em um tráfego de pensamentos, impressões, anseios, conflitos, preocupações, curiosidades e intenções.”

Como escreveu o astrônomo Carl Sagan, no livro Cosmos, “o cérebro é um lugar muito grande num espaço muito pequeno… A neuroquímica do cérebro é extremamente ativa. É o circuito de uma máquina mais maravilhosa do que qualquer uma que o ser humano já tenha visto”. E Sagan era ateu…

Se fisicamente essa pequena parte de nosso corpo é tremendo e misterioso, imagine o que realmente representa esse lugar espiritualmente? Não só a vida e a morte física são comandadas por esta máquina perfeita. A espiritual também. Vamos entender como.

VOCÊ SABE QUEM CONTROLA A SUA MENTE?

É imprescindível saber a resposta. A Igreja do tempo do fim precisa tomar posição o quanto antes. Existe um Reino para ser tomado de volta. E Deus conta com ela.

A mente é o campo principal de batalha dos Filhos de Deus. É aonde ele decide se andará em vitória ou em derrota. Se o seu caminho será em santidade ou na carne. Se o corpo será sadio ou enfermo.

Aquele que ocupa o maior tempo em tua mente será quem terá controle para levar vantagem em seu reino. Você decide se é Deus ou o Diabo.

Essa é uma pergunta que todo cristão NÃO poderia deixar de fazer a si mesmo. Porque, quem controlar sua mente, terá poder de influência sobre todo seu ser.

“Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos.”(Provérbios 4.23).

Deus nos deu a capacidade de pensar, raciocinar, refletir, criar. Com a queda, a mente foi canalizada para o mal. O pecado a corrompeu. Quando nascemos de novo em Cristo, a nossa mente passa a ter a influência maravilhosa e vital do seu Espírito.

“Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo.” (I Coríntios 2:16)

Paulo afirmou que o Espírito de Deus é a MENTE de Deus. A fonte de seus pensamentos insondáveis que nenhum homem pode penetrar! Porém, Deus partilha de seus pensamentos, poder e vida que dEle provém com cada um dos seus filhos.

Em I Coríntios 2, o verso 16 termina com a frase: Nós, porém, temos A MENTE de Cristo. Não o cérebro de Cristo, mas Seus pensamentos, Seu poder e força.

Com as nossas escolhas diárias, determinamos se viveremos sob a influência e domínio de Cristo ou do Diabo. Há duas leis em funcionamento na vida dos que servem a Deus: a de vida e a de morte. Enquanto a lei do Espírito vivifica, a lei do pecado mata.

“Porque a inclinação para a carne é morte, mas a inclinação para o espírito conduz à vida e paz.” (Romanos 8.6)

Muitos dos cristãos estão perdendo a batalha contra o inimigo nos lugares celestiais, porque ainda não tem ganhado a batalha em sua mente. Não podemos conquistar as fortalezas espirituais em lugares celestiais, sem que primeiro tenhamos conquistados as fortalezas espirituais que satanás tem levantando em nossas mentes.

“Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento (mente) e de todas as tuas forças”. (Marcos 12.30)

Temos que prestar atenção à situação de nossa mente. É impossível poder amar ao Senhor com toda a nossa mente se uma parte dela, todavia, não se submete à Sua vontade. Não haverá progresso se nossa mente não se colocar em harmonia com Deus. De todos os seres criados, o homem é o único que tem capacidade de pensar, porque é o único que foi feito à imagem e semelhança de Deus.

“O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos”. (Tiago 1.8)

O homem de mente dobre é um homem com mente dividida. A inconstância espiritual que observamos em muitos cristãos é resultado de uma mente dividida. Com uma parte tenta agradar a Deus e, com outra, tem comunhão com o sistema deste mundo.

“A vós também que outrora éreis estranhos, e inimigos no entendimento (mente) pelas vossas obras más”. (Colossences 1.21).

Paulo nos diz claramente nas escrituras que, antes de sermos salvos, nossa mente estava em inimizade com Deus, ao pensar independentemente de Deus. O que o homem faz é conseqüência do seu pensamento.

“Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente”.(Gênesis 6.5)

Embora todos os que creem e são comprometidos tenham sido reconciliados com Deus por meio do sangue de Jesus Cristo, precisamos decidir que nossa mente tenha pensamentos que nos levem a manter uma vida de comunhão com Deus. Se queremos agradar a Deus, tem que haver uma transformação em nosso modo de pensar e atuar.

“Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos, e éramos por natureza filhos da ira como também os demais”. (Efésios 2.3)

Uma verdade incontestável: Se tua mente não está em comunhão com Deus, estará em comunhão com o mundo.

“Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra”. (Colossences 3.2).

O CAMPO DE BATALHA É A MENTE

Há uma guerra em curso, o problema é identificar o campo de batalha, o modo de combate do inimigo e os meios para neutralizar os ataques e obter a vitória, contudo não estamos como cegos em meio ao tiroteio, antes o apóstolo Paulo nos dá ciência que a luta se trava nas regiões celestes contra seres espirituais.

“Pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes.” (Efésios 6:12)

TUDO COMEÇA NA MENTE DO HOMEM

A mente é um verdadeiro campo de batalha. A quem nós permitirmos vencer, dominará tudo em nossa vida. Há duas pessoas disputando a nossa mente: Satanás e o Espírito de Cristo.

O diabo é capaz de nos induzir ao erro quando somos dominados pelo pecado, pois “todo aquele que comete pecado é escravo do pecado” (João 8:34) e o pecado habita em nossa carne (Rm 7:20). Somente Jesus Cristo é apto a lidar com o pecado, visto ser Ele o “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jo 1:29).

Se nós não aprendermos a depender do Senhor para fazermos o enfrentamento das setas malignas inflamadas por certo nunca seremos capazes de vencer as hostes espirituais malignas. Por esta razão o apóstolo Paulo nos exortou a revestir-nos de “toda a armadura de Deus” (Ef 6:11). Ou usamos as armaduras de Deus ou seremos derrotados.

“Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele.” (Romanos 12.2)

FORTALEZAS ESPIRITUAIS NA MENTE

“Pois embora andando na carne, não militamos segundo a carne. As armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus, para destruição das fortalezas. Derrubamos raciocínios (sofismas) e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento à obediência de Cristo..” (2Coríntios 10.3-5)

O que são Fortalezas Espirituais na mente?

“Qualquer padrão de pensamento em desarmonia com a Palavra de Deus.”

“Um padrão forte e resistente de conceitos e valores inconscientes, gerando pensamentos, sentimentos e comportamentos contrários ao plano, propósito e prática de Deus para a vida do homem.”

Satanás pode reprogramar a nossa lógica interna de raciocínio e ensinamentos: a pessoa acha muito natural e normal certos procedimentos que, se confrontados pela Palavra de Deus, evidenciam como sendo impuros.

E onde são “formulados” esses argumentos falsos? Na mente. Onde se trava continuamente uma “batalha de opiniões e pensamentos”: Faço ou não faço? Vou ou não vou ? Falo ou não falo ? etc.

E para cada “argumento” a mente dará uma linha de raciocínio, os quais podem ser uma fortaleza.

Alguns exemplos práticos de personagens do velho testamento, que se depararam diante dessas fortalezas:

Os espias enviados por Moisés: (Números 13: 28,31-32 e Números 14: 20-23) – Não confiaram na palavra de Deus, entraram em desespero, desconfiança, desesperança. Foram derrotados em um combate que jamais aconteceu. Por causa das fortalezas espirituais em suas mentes, uma geração inteira pereceu no deserto.

Profeta Ezequiel e a revelação de Deus: acomodação espiritual (Ezequiel 44: 7, 12-13) – Os levitas se acomodaram, e começaram a “contratar” incircuncisos e estrangeiros para fazerem um trabalho quer era unicamente cabível a eles. (Deixaram seu ministério, tornaram-se idólatras, etc.) Como punição, Deus deixa bem claro que jamais essa geração poderia adentrar novamente na sua presença.

Uma fortaleza espiritual foi instalada na mente dos levitas, que começaram a ver o trabalho do Senhor, como algo não importante, ou simplesmente secular.

Em nossos dias, muitos cristãos levam uma vida miserável, e muitas igrejas estão quase morrendo, por não conseguirem ver as fortalezas espirituais sendo erguidas diante de suas mentes. Deus se indigna com que está acontecendo! Você me pergunta, mas isso tem algum respaldo bíblico? Voltemos ao texto.

Como são construídas as Fortalezas Espirituais?

Com tantas invenções, e novas teologias em nosso tempo, será que não estamos diante de uma inovação? Creio que não. Voltemos ao versículo de 2 Coríntios, onde encontramos a base bíblica para as fortalezas espirituais. (Leia vers. 4,5)

Paulo estava tratando da defesa de seu apostolado, justamente por que o acusavam de ser “bonzinho” pessoalmente, e muito “bravo” nas cartas que enviava às Igrejas. (vs. 1 e 2). Em outras palavras, havia uma rebelião contra à autoridade de Paulo, e à palavra de Deus, que era revelada através das cartas que Paulo escrevia.

– Nos deparamos diante de uma grande Fortaleza Espiritual!

Todos sabiam de onde vinha Paulo, e que Deus estava com ele. Mas mesmo assim, vemos trincheiras de resistência colocadas diante do seu trabalho e principalmente diante da Palavra de Deus. Paulo então começa sua defesa, dizendo que os irmãos estavam diante das Fortalezas, e dizendo que principalmente, a luta não era carnal. (Leia vers. 3-4)

Exemplos de Fortalezas do inimigo na mente:

Antes de listarmos alguns exemplos de fortalezas do inimigo na mente, é importante entendermos uma coisa. Um dos principais tijolos usado por Satanás, o pai da mentira, são os sofismas.

Sofisma: do grego, sophistés – é o ato ou ação de distorcer a verdade, elaborar uma mentira com um fundo de verdade. É como os dois lados da moeda: de um lado apresenta a verdade, do outro, a mentira.

Vimos alguns sofismas que podem parecer até absurdo, mas freqüentemente em nossas mentes, eles podem não parecer. Alguns sofismas até já entraram nas nossas Igrejas, e parecem ser normais. Como exemplos:

Errar é humano. Então todos podem pecar, porque todos são humanos?
A carne é fraca. Então porque lutar se ela é fraca?
Perfeito só no “céu” (o próprio fato de pensar que iremos para o céu é um sofisma – leia o artigo “Anulando o Sofisma de ir morar no céu”). Então devemos esperar chegar “no céu” para atingirmos a perfeição (santificação)?

Sofismas e pretensões tornam-se verdadeiras fortalezas espirituais que militam contra a verdade do evangelho de Cristo, procurando impedir a reação do crente para não somente crer na Palavra de Deus, mas também de se submeter à ela;

Mais alguns exemplos:

• Por que orar? (Mãe ora pelo seu filho “de causa perdida”);
• Por que persistir? (O casamento tornando-se algo puramente secular, a separação como opção desejável);
• Porque santificar-se? (Num mundo de perdição, eu sou mais santo que muitos dos que estão aí. Então, posso cometer alguns pecados, que continuarei sendo “mais santo”.);
• Pisou nos meus calos, leva;
• Rebelião e divisão do Corpo tratado como “limpeza contra o mal”;
• Síndrome de Gabriela (Eu nasci assim e vou morrer assim);
• Dogmas religiosos (Ponto fundamental e indiscutível numa doutrina religiosa);
• Fixar-se em um mesmo pensamento. Pensamentos repetitivos;
• Viver sonhando e nunca chegar a lugar nenhum;
• Falta de iniciativa e desânimo;

E mais:

Quanto ao Caráter de Deus:
• Não compreensão da soberania e majestade de Deus.
• Não compreensão do seu amor.
• Não real entendimento do quanto Deus abomina o pecado

Quanto a si mesmo:
• Não saber quem é e para onde está indo.

Quanto a Satanás:
• Ignorar que a luta não é contra a carne e o sangue. Viver como se ele não existisse.

Enfim! Estamos diante de um grande PROBLEMA vivido pelos servos do Altíssimo hoje e no passado.

“Portanto, em nome do Senhor eu digo e insisto no seguinte: não vivam mais como os pagãos, pois os pensamentos deles não tem valor, e a mente deles está na escuridão, separados da vida de Deus por causa da ignorância em que estão, devido ao endurecimento de seu coração.” (Efésios 4.17,18)

As fortalezas espirituais em nossa mente se constituem num determinado padrão de pensamento que nos obriga a responder a dada circunstância do modo como fomos programados a fazê-lo por estas hostes malignas.

É uma acomodação a determinadas situações, a uma fraqueza, a um pecado, em que não oferecemos resistência alguma.

Como destruir as Fortalezas Espirituais?

Algo tão danoso assim não pode permanecer. Paulo nos ensina que não devemos ignorar, ou simplesmente desviar, e sim destruí-las; Para isso, devemos usar as poderosas armas de Deus. (Armadura de Deus, Efésios). O combate começa assim:

1º passo: Localizar e identificar as Fortalezas espirituais.
Para isso, precisamos de muita humildade para reconhecer nosso ser miserável, e principalmente, reconhecer que temos sido vencidos por um inimigo plantado em nossas mentes.

Aonde achamos que somos mais fortes, é ali que freqüentemente se instalam as fortalezas espirituais. É que onde nos achamos forte, é justamente o lugar onde menos vigiamos, portanto, o mais atacado. (Ler 1 Coríntios 10.12)

Somos fracos onde mais confiamos em nós, e menos em Deus. Essa era a realidade da Igreja de Laodicéia (Apocalipse 3.14-21).

Laodicéia era uma cidade rica, que fabricava moedas de ouro, exportava lã e fabricava um tipo de colírio para os olhos. Mas como a cidade, a Igreja também se achava independente, tão auto-suficiente que era incapaz de localizar e identificar suas Fortalezas Espirituais. Do lado de fora, Jesus batendo na porta querendo entrar (Ap.17-19).

É isso que o Senhor diz ao nosso coração hoje: ler vs. 18-19. Logo quando encontrar sua fortaleza espiritual, não espere para destruí-la!

2º passo: Submeter-se à Cristo.
Comprometa-se a confrontar toda a argumentação mental, todo o raciocínio, toda a dedução, toda acomodação ao pecado. Leve ao tribunal da palavra de Deus. Ali toda a pretensão se desfaz. Todos os sofismas caem em terra. Cristo é a única verdade, o único caminho. Só ele nos leva à vida! (João 14.6)

3º passo: Destruir as fortalezas espirituais
Há uma única maneira de destruir essas fortalezas: Romanos 12.1-2. A renovação da nossa mente! Uma vida submetida à Cristo, como conseqüência de vida e verdade, tem uma mente renovada, nova, limpa, para poder compreender a boa, perfeita e agradável vontade de Deus para as nossas vidas. Tudo aquilo que não conforme a Palavra de Deus, tudo aquilo que não passar de sofismas, mentiras distorcidas em forma de verdade, devem ser destruídas imediatamente.

Para meditar:
Será que em minha vida, há alguma fortaleza me impedindo de ver as maravilhas que Deus quer para minha vida? Será que tenho sido usado, para através de sofismas, inflamar ou distorcer a verdade? Em minha vida, tenho tido momentos de comunhão com o Senhor, ou as fortalezas espirituais não têm deixado?

Compreendendo as nuances da batalha travada em nossa mente no tempo do fim:

Qual sempre foi a intenção do inimigo ao construir fortalezas na mente dos Filhos de Deus? Controlar suas mentes e congelar seus corações a tudo que se refere a Deus.

Qual tem sido a sua principal arma? O movimento Nova Era. Não vou me aprofundar nesse assunto porque o mesmo foi massificado entre os cristões de 1990 pra cá. O que quero é mostrar o quanto este movimento contribui para que Satanás tente CONTROLAR a mente dos Filhos do Eterno.

Qual o objetivo do Movimento? Nova Era é um sincretismo e crenças religiosas, com o objetivo de distorcer o cristianismo.

Qual o símbolo principal da Nova Era? Seu principal símbolo é um meio arco-íris. Ele representa a ligação da MENTE do homem com as forças cósmicas.

Que forças cósmicas são essas? “Pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes.” (Efésios 6:12)

Contexto histórico do Movimento Nova Era

A expressão “Nova Era” é relativamente recente, tanto aqui como em outros países. Começou a ser usada basicamente a partir do ano de 1975, quando este movimento passou a divulgar abertamente seus planos e ensinamentos. Entretanto, a doutrina e filosofia da Nova Era já estavam presentes em diversas organizações e religiões. Muitos ensinamentos já estavam sendo divulgados pela Maçonaria, Rasacruz e, em larga escala, no espiritismo. É uma corrente que se funde com os elementos do cristianismo, do taoísmo, do hinduísmo, da gnose antiga, do ocultismo, da magia, do espiritismo e das seitas orientais.

Um fato que nos chama a atenção é que o Movimento não tem data de fundação e nem fundador; não tem, também, liderança humana a que esteja subordinando ou que lhe trace diretrizes, embora esteja indo exatamente para onde deseja. Enganamo-nos, no entanto, se pensamos que a Nova Era não possui nenhum tipo de liderança. Os verdadeiros líderes, reconhecidos pelos adeptos, são seres espirituais, a quem chamam de espíritos, anjos, extraterrestres.

“Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo.” (Colossences 2.8)

A natureza do Movimento Nova Era

O Movimento Nova Era já disseminado hoje no mundo, e infiltrado em todas as áreas da vida humana, inclusive em algumas Igrejas Evangélicas, é de natureza totalmente diabólica, e não faz segredo disso. Além da cooperação de grupos diversos e sociedades secretas, conta com o apoio incondicional de milhares de organizações e instituições, para a sua contínua expansão global. Portanto, de conformidade com a sua natureza satânica, a sua filosofia e ideias procedem da orientação de uma hierarquia de mestres cósmicos da sabedoria. Esses supostos “mestres cósmicos”, são de fato demônios muito inteligentes, dos mais altos escalões satânicos. (Veja João 14.30; 2 Co 4.4; Ef 6.12)

“Assim como Eva foi enganada pelas mentiras da serpente, eu tenho medo de que a mente de vocês seja corrompida e vocês abandonem a simplicidade da devoção a Cristo.” (2Coríntios 11.3)

Técnicas sutis e amplamente disseminadas entre os Filhos de Deus para manipular a mente:

Movimentos ecológicos, meditação transcendental, Visualização, pirâmides, cristais, yoga, chacras, músicas (aberturas de novelas), games, Cromoterapia, Do-in, acupuntura, relaxamento mental, Artes marciais, florais de Bach, poder da mente e do Subconsciente, pensamentos positivos, personagens (pokémons, etc), tratamento à base de ervas, Homeopatia, iridologia e ainda Mind Power, Perfeita Liberdade, Pró-Vida, Gnose, Eubiose, Ufologia, Chama Violeta, horóscopo, etc.

Quantos Filhos de Deus desconhecem o perigo dessas técnicas. Acupuntura e Homeopaia, por exemplo, são utilizadas amplamente entre eles.

Qual o objetivo de Satanás ao manter fortalezas na mente do cristão?

• Não amadurecimento espiritual e emocional – nunca sai do leite para alimentos sólidos;
• Crença na existência e poder de Deus; na veracidade de sua palavra, mas não submissão verdadeira a Ele;
• Distorção das Escrituras;
• Não percepção dos desvios graves de caráter: disseminação de conflitos, divisões, rebelião, incredulidade, orgulho, crítica, ódio, medo de não ser aprovado, sentimento de culpa, auto-condenação, rejeição, engano, etc;
• Seu espírito não ter liberdade de expressão;
• Sua mente não ter paz em seu relacionamento e comunhão com Deus;
• Sua mente ser um instrumento para fazer o corpo pecar;
• Ele não ter autoridade espiritual para lutar contra as obras do diabo.

“Porque é de dentro, do coração, que vêm os maus pensamentos, a imoralidade sexual, os roubos, os crimes de morte, os adultérios, a avareza, as maldades, as mentiras, as imoralidades, a inveja, a calúnia, o orgulho e o falar e agir sem pensar nas conseqüências. Tudo isso vem de dentro e faz com que as pessoas fiquem impuras.” (Marcos 7.21-22)

Quais os reflexos desse ataque na atuação Igreja de Cristo no mundo?
• A Igreja não manisfeta o PODER de Deus;
• A Igreja não manifesta o AMOR de Deus;
• A Igreja não manifesta a VERDADE de Deus;
• A Igreja não sabe o que significa vida abundante;
• A Igreja está sem rumo.

QUEM CONTROLA A SUA MENTE?

Agora entende porque é imprescindível saber a resposta? A Igreja do tempo do fim precisa tomar posição o quanto antes. Existe um Reino para ser tomado de volta. E Deus conta com ela.

A mente é o campo principal de batalha dos Filhos de Deus. É aonde ele decide se andará em vitória ou em derrota. Se o seu caminho será em santidade ou na carne. Se o corpo será sadio ou enfermo.

Aquele que ocupa o maior tempo em tua mente será quem terá controle para levar vantagem em seu reino. Você decide se é Deus ou o Diabo.

Você está comprometido com Cristo?
Você está em firme aliança de obediência a Ele? Esse pacto se realiza à medida que a pessoa permite que Deus coloque suas leis em nossa mente. Não podemos amar a Deus com o nosso corpo, sem que o tenhamos amado com a mente.

“Ora, este é o PACTO que farei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor; porei as minhas leis no seu entendimento (mente), e em seu coração as escreverei; Eu serei o seu Deus.” (Hebreus 8.10)

Não posso impedir que pássaros voem sobre a minha cabeça, mas posso impedir que façam ninho sobre ela.

“Deus habita em seu povo, e quando o seu povo vier a saber disto como uma VERDADE VIVA e não como uma doutrina, o mundo também conhecerá esta verdade”.

Quem tem ouvidos para ouvir, OUÇA!

14 Comments

  1. Maria Gomes

    Foi reconfortante ler tudo isso.
    Tenho passado por uma verdadeira batalha espiritual em minha mente, e com isso gerado um forte transtorno de ansiedade, nervosismo e derivados, resumindo, tudo aquilo que o Senhor não quer para seus filhos. Pensamentos de desgraças, mortes, acidentes com meu esposo a todo momento.
    Ele fará um viagem de ônibus na próxima semana e fico a pensar, me angustia, me dá medo, começo a entrar em uma crise séria.
    Preciso limpar a minha mente, purificar meu espírito e confiar na providência Divina.
    Realmente, muitas coisas que vemos e ouvindo, acabam nos adoecendo.
    Caso tenha uma boa palavra pra mim, terei prazer em ler.
    Obrigada, Deus abençoe, continue iluminando para continuar escrevendo matérias edificantes como essa.

  2. Samara

    Cris, pesquisei um pouco mais sobre essa Nova Era e vi que alguns blogs que costumo ler estão corrompidos com essa ideia 🙁 Que bom que li sobre isso e agora posso me descontaminar dessa mentira do Diabo. Também pesquisei sobre os símbolos da Nova Era e achei um artigo com alguns símbolos relacionados ao movimento e é bem comum vê-los em camisas, cadernos, pixações e tatuados nos corpos de muitos.
    O link é este: https://www.dicionariodesimbolos.com.br/simbolos-nova-era/

    Obrigada por abrir meus olhos mais uma vez!
    Abraços.

  3. Paulo Henrique Soares

    Parabéns pelo site. Ficamos felizes com as explicações sobre a batalha espiritual, nós que conhecemos a Verdade. Santificado seja o nome do Deus Vivo de Israel

  4. Adorei o site. Meus parabéns!

  5. Angelo

    Que O Senhor nos dê visão de águia e pureza de coração para que não sejamos lesados em nossa vida espiritual através de ataques a nossa mente.

  6. Gostei muito do site! parabens!

  7. Carla

    E quando em sua mente vc esta pensando coisas contra Deus mas na verdade vc nao quer isso . Estou muito confuso tenho itdo pensamentos horríveis contra Deus não consigo controla minha mente. E se pensei coisas horríveis assim peguei contra o Espírito Santo ? Me ajuda

    • Evangelho Perdido

      Olá, Carla.

      Acalme seu coração. Você não pecou contra o Espírito Santo por está com essa fortaleza na mente, que faz com que vc tenha esses pensamentos horríveis. O que vc precisa é simplesmente limpar sua mente através da confissão de pecados. Existem algumas coisas que fazemos que trazem essa contaminação na mente. O Diabo quer nos manter sujos e desanimados, mas basta vc encerrar isso deixando de fazer essas coisas e confessando-as ao Pai. Por exemplo, muitos vivem vendo filme de terror e acham que isso não contamina os pensamentos. Muita gente vive jogando games violentos, de morte, tiro e acha que não tem nada a ver. Muita gente vive metido em pornografia e nunca pensa que a mente está, dia a dia, sendo campo de Satanás atuar. Muita gente ouve músicas com letras pra lá de consagradas ao diabo, com letras claramente contrárias a vontade de Deus e acham que isso não contamina a mente. Enfim, pessoas que dão lugar a coisas que levam para morte ou não edificam, dão, na verdade, lugar a Satanás, dão legalidade a ele para controlar a mente e congelar o coração a tudo que se refere a Deus. Quando a Bíblia diz para não darmos lugar a Satanás, é sobre essas coisas que ela se refere. Se você já fez meditação, yoga, e coisas que mexeram com sua mente, confesse a Deus, peça perdão e sua mente se descontaminará.

      Sugiro que você confesse a Deus essas coisas e tudo que o Espírito trouxer a sua mente para confessar.. Confie no Espírito de Cristo.. Peça perdão e se afaste das coisas que podem ter contaminado sua mente. Você encontrará a resposta sobre o motivo desses pensamentos estarem aí… Mas o melhor de tudo é que eles sumirão e sua mente se encherá de paz. Não é nada sério e complicado resolver. A confissão de pecado e afastamento das coisas que não edificam podem mudar toda a nossa vida.

      “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.” (1 João 1:9)

      “Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano. Quando eu guardei silêncio, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado.” (Salmos 32:1-5)

      Um abraço carinhoso.

  8. alexandre

    Lição abençoada!

  9. Fabio lima

    Realmente, quando não temos uma vida santificada, nossa mente é enganada. Me ajudou muito este texto! O melhor para minha vida é estar com Cristo.

  10. Lorisete

    Muito bom! Hoje Deus tem me mostrado as fortalezas de satanás em minha mente.. E tenho aprendido a vencer pela palavra de DEUS na cruz de Cristo. Infelizmente, às vezes, leva-se uma vida para entender, o que é o objetivo do inimigo: cegar o entendimento.

  11. Antonio Ferreira

    Estudo muito bom e útil e oportuno para os dias atuais, muitos estão errando por falta de conhecimento.

  12. exelente post tem agregado muito valor,obrigado.
    Deus abençoe.

    • Marcos Fischer

      Muito bom esclarecedor uma benção vou recomendar.
      Marcos Fischer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *